ciclofaixa, desafio intermodal e mídia

11, outubro 11UTC 2007 às 4:49 pm | Publicado em curitiba | 14 Comentários

Conforme predito em um post anterior, ontem ocorreu o Desafio Intermodal e a re-pintura da primeira ciclofaixa de Curitiba.

O interessante foi a presença em peso da mídia cobrindo o evento, contei uns 8 veículos (de comunicação) diferentes na largada.

desafio.jpg

Ao contrário do que ocorreu anteriormente, desta vez os pintores da ciclofaixa não foram levados à delegacia responsabilizados por crime ambiental (!) : embora a guarda municipal tenha feito uma breve visita, a presença da imprensa provavelmente os intimidou.

Quanto ao Desafio, a bicicleta mostrou-se como o modal mais rápido no horário de rush (existe horário hoje que não seja mais de rush na cidade?) e último lugar ficou com o carro. Se eu não conhecesse a seriedade do pessoal da bicicletada diria que este resultado foi forjado, de tão perfeito que ficou. Veja tempo de cada veículo para percorrer o trajeto Augusto Stresser – Câmara dos Vereadores – Prefeitura (em torno de 7 km):

Bicicleta rodafixa pela rua: 17 min

Moto: 26 min

Bicicleta com marchas pela ciclovia: 29 min

Pedestre: 41 min

Pedestre de ônibus: 44 min

Carro: 60 min

Tudo isto noticiado muito bem, como pode ser conferido no Jornale (o veículo mais rápido na divulgação), na CBN, na Gazeta do Povo (com chamada de capa) e na RPC TV… ou quase muito bem noticiado! A video-reportagem do canal de televisão com maior audiência teria ficado perfeita se não tivesse cometido um grave erro: noticia a moto como vencendora! Será que não conseguiram pegar as imagens da bicicleta chegando de tão rápida?

Bom, o melhor disso tudo é que a importância da bicicleta como veículo, a discussão das ciclofaixas e o respeito ao ciclista está sendo disseminada e está gerado muitos comentários, bons e ruins.

Segunda-feira tem audiência com prefeito. Tomara que se empolgue e deixe um pouco sua Harley na garagem para dar umas boas pedaladas. Afinal, mesmo que a televisão queira diferente, a bicicleta mostrou-se (além mais ecológica, mais saudável, mais econômica) também mais rápida que a moto.

About these ads

14 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. Aeee!
    Da-lhe Jornale!

  2. [...] [texto no meandros] This entry was written by luddista and posted on 11 de Outubro de 2007 at 14h33 and filed under articulações, bicicletas, massa crítica with tags bicicletada, ciclofaixa, curitiba, desafio intermodal. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Enviar um comentário ou deixar um trackback: URL de Trackback. « Pelo direito de brincar nas ruas [...]

  3. Poisé, teve até meandros nos meandros da reportagem, heheheh

    Mas tinha ficado na dúvida, que logo foi resolvida. Lá era nítido que a bike chegou antes. O q será que os globais não entenderam?

    abração,

  4. Parabéns pela iniciativa. Eu utilizo a bicicleta pelo menos umas 3 vezes por semana para trabalhar. Só não uso quando tenho que fazer trajetos maiores. Sofro bastante com os motoristas. Uma das coisas mais sem sentido é os ciclistas não poderem trafegar pelas canaletas do ônibus, que é muito mais seguro ser cruzado por 1 ônibus a cada minuto do que dezenas de carros apertados e com pressa querendo te jogar pra calçada.
    Na reportagem falaram que vocês vão se reunir com o prefeito, é verdade? Não sei quais as suas reividicações, mas olha que interessante foi feita pela prefeitura de Paris.

    http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/07/06/296661719.asp

    Creio que o Beto Richa que tanto prioriza o carro, criando vários binários, poderia também pensar em transportes alternativos.

  5. Os pessoal está se mobilizando bem para a audiência com o prefeito. Mas duvido que ele faça alguma coisa ainda, estou bastante cético depois que vetou o projeto de lei de vagas para bicicletas nos shoppings.

    Mas espero que este tema apareça muito na próxima campanha à prefeitura e que os candidatos discutam bastante a mobilidade na cidade, tomando como exemplo estas experiências européias e de Bogotá…

  6. a rede grobo entende sempre do jeito que é melhor para eles… depois engatam em uma matéria sobre a quantidade de morte de motoboys e já podem criar uma pesquisa dizendo que os carros são mais seguros… tudo em nome do capitalismo e da soberania da emissora.

    uma pena.
    aquele [abraço] e parabéns pela resistência. tamo junto no processo.

    fabrício

  7. que legal! uma nota sobre o desafio intermodal foi postada aqui: http://referencial.org/publicacao.php?idpublicacao=19

  8. [...] Primeiro Desafio Intermodal de Curitiba (2007) – relato no [...]

  9. [...] 14, Maio 14e 2008 at 9:47 pm | In curitiba | Repetindo o sucesso do do Desafio Intermodal do ano passado, eis que surge [...]

  10. [...] aconteceu  o 2º Desafio Intermodal de Curitiba organizado pela Bicicletada-Curitiba. Como no primeiro, a bicicleta ganhou no quesito tempo ao atravessar o centro da cidade na hora de rush.  Mas desta [...]

  11. [...] 28/05 aconteceu o II Desafio Intermodal de Curitiba organizado pela Bicicletada-Curitiba. Como no primeiro, a bicicleta ganhou no quesito tempo ao atravessar o centro da cidade na hora de rush. Mas desta [...]

  12. [...] 2008: Bicicletada Curitiba, RodaFixa 2007: Meandros, Bicicletada [...]

  13. […] 28/05 aconteceu o II Desafio Intermodal de Curitiba organizado pela Bicicletada-Curitiba. Como no primeiro, a bicicleta ganhou no quesito tempo ao atravessar o centro da cidade na hora de rush. Mas desta […]

  14. […] Desafio Intermodal de Curitiba (2007) – relato no […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: