história, tempo e espaço

21, abril 21UTC 2009 às 10:56 am | Publicado em literatura, Uncategorized | 8 Comentários
Tags: , , , ,

O que é uma história? Uma sucessão de eventos narrados e dispostos em uma sequência temporal.  Se for uma história de ficção, então os eventos e a sequência devem ser criados de modo a tornar a experiência de ouví-la (e vê-la e sentí-la) mais enriquecedora possível.

Algumas artes – como o teatro, o cinema (incluindo a animação) e as histórias em quadrinhos – adicionam à dimensão temporal das histórias a dimensão espacial. Os eventos também devem ser pensados em termos de largura, altura, profundidade, esquerda, direita, em cima e embaixo (aliás, por que em cima é separado e embaixo é junto?). 

O que não deixa de ser bem natural, já que o cérebro humano processa a orientação espacial e temporal em zonas praticamente únicas (a saber, as áreas 3ªs do córtex posterior, segundo o modelo de Luria).  Mesmo antropologicamente, nunca se encontrou alguma cultura que não associasse fortemente tempo e espaço. Na sociedade juidaco-cristã, p. ex., o tempo é linear com um início (a Criação) e um fim (o Juízo Final). Assim o futuro fica na frente e o passado atrás. Tempo e Espaço anda juntos nesta longa estrada da vida.

É de se pensar se mídias e recursos proporcionados pela informática não mudariam a maneira de contar histórias. Pois – como sempre bem argumenta Scott McCloud – com o computador o artista não precisa mais se ater aos limites de uma página de papel ou a uma tela de cinema. Seus recursos espacias são potencialmente ilimitados. Obras incríveis poderiam aparecer. 

Não estão aparecendo. Mas vasculhando bem, aqui e ali encontramos coisas boas. Vejamos duas que encontrei recentemente.

.

imnotanartist1

.

I am not a artist é uma HQ digita lque lembra bastante a já clássica When I am King. Com desenhos intecionalmente simples e um roteiro fantástico, sobe e desce pela tela do computador circularmente (!) numa interação privilegiada entre forma e conteúdo. Dica do Universo HQ.  

.

.

オオカミとブタ (Stop motion with wolf and pig) é uma animação japonesa que distribui milhares de fotografias de stop motion em uma casa, criando outro stop motion. Impressionante como a distribuição de fotos bidimensionais em um ambiente tridimensional cria outro ambiente tridimensional. Dica do Estrangeiro Burro.

O que estas obras tem em comum? Nenhuma fala, poucos recursos, extrema criatividade e uma intrincada relação entre tempo e espaço que só o advento da informática poderia proporcionar. Ou, em outras palavras, são boas histórias.

About these ads

8 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. Muito bom teu blog!
    Parabéns!
    Abs,
    M.

  2. Interessante ler este post, pois estou relendo Watchmen e o tema é exatamente esse, a relação entre tempo e espaço. Gostei muito do seu blog e já adicionei aos meus favoritos.

  3. Só para complementar, acredito que estes trabalhos possam acabar com a discussão sobre o fim dos quadrinhos impressos e a ascensão dos quadrinhos digitais, pois ficou claro para mim, que são mídias totalmente distintas e devem ser utilizadas com a criatividade destes dois artistas fantásticos.

  4. Gostei muito do seu blog. Você fala sobre coisas interessantes sem afetação. Lendo o texto lááááá de trás sobre a morte sob o ferry boat eu me lembrei das infitinas travessias que já fiz por ali. Nunca vi ninguém morrer, felizmente. Quando era criança, eu via muitos botos por lá. Passavam bem perto do barco. Agora não os vejo mais. Acho que enquanto eu não estava olhando eles também morreram.

    Sobre o video desse post. Já gostava de videos em stopmotion, mas esse lance de dar ainda mais uma dimensão ao video (a interação da fotografia com o mundo “real”) foi fantástica. A única coisa que eu fiquei pensando foi: Putamerda, quantos quilos de papel fotográfico o sujeito usou??

    Um abraço e parabéns

  5. Obrigado pelo reconhecimento! Vou dormir feliz!

  6. valeu agora eu faço o meu trabalho de historia

  7. Tagtedosose
    etethyapate
    generic z-pak
    Incidedes

  8. valeu agora fasso o meu trabalho de historia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: