procura-se adversário de xadrez

18, março 18UTC 2007 às 10:14 am | Publicado em cotidiano | 7 Comentários

tabuleiro.jpg

– Opa, um tabuleiro de xadrez!

– Você joga?

– Claro, sei mexer todas as peças! O cavalo é em “L”, não é?! Vamos jogar?

– Ahn…

Quem joga mesmo xadrez sabe que este jogo é muito mais do que o simples movimentar das peças. É estratégia, surpresa, criatividade, constância.

Na vida às vezes nos falta um bom adversário de xadrez.

Tal qual a embarcação que se encontra na calmaria. Para quem não quer chegar em lugar nenhum, qualquer lugar basta. A calmaria é o paraíso. Mas para quem tem um rumo, o vento (e o vento forte), que poderia incomodar, é o que toca o barco. Tal qual um bom adversário.

De passagem pelos salões de beleza encontram-se adversários imaginários. Claramente se percebe que o que ocupa boa parte das preocupações de boa parte das freqüentadoras dos salões são a última fofoca do artista (?!) famoso, quem está no paredão do Big Brother, a crueldade do vilão da novela mais recente e assuntos afins. São adversários artificiais, criados para apenas entreter e distrair. Apenas sabem mover as peças.

De passagem pelos hospitais encontram-se adversários poderosos. Claramente se percebe que o que ocupa boa parte das preocupações de boa parte dos freqüentadores dos hospitais são as doenças e as adversidades por vezes intransponíveis, impossíveis de serem totalmente superadas. São adversários superiores, joga-se sabendo que é apenas uma questão de tempo para a vitória alheia. Chega-se à vezes a pensar em abandonar a partida.

De passagem pelas igrejas encontram-se adversários trapaceiros. Claramente se percebe que o que ocupa boa parte das preocupações de boa parte dos freqüentadores das igrejas estão presentes em orações sussuradas ou aos berros que pedem que magicamente o desemprego, o vício, a doença e o conflito desapareça. São adversários que, por não seguirem regras justas, dão o direito de soluções rápidas e fáceis para eliminá-los. Só importa a vitória, não a partida.

Procura-se um adversário que seja real, eqüânime e justo. Que represente um desafio e não um obstáculo. Que use estratégia, surpresa, criatividade, constância. Enfim, que faça a partida valer a pena. Mesmo que se perca no final.

Alguém se habilita?

Anúncios

7 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. moral da história: caminante, no hay camino, se hace el camino al andar… espanhol fajuto, hehhehe

  2. hahahahahaha esses versos me lembram Bohoslavisky (como escrevia isso mesmo? rs), Catatau! rs

    É talvez a vida seja um grande jogo de xadrez… uma partida que a gente já sabe o final, e sabe que o xeque mate nunca será nossa… o jeito é jogar as peças da melhor forma possivel para atrasar o adversário (se possivel com grande vantagem para sentir o gostinho da vitória…).

    Mas eu não sei jogar xadrez e revistas de fofocas provocam nauseas em mim.

    E a vida? Bom ainda está cedo demais para um parecer mais preciso…

    beijo

  3. sou um pacato e amante do desporto ciencia, acho muito divertido, posso passar muitas horas a jogar xadrez e portanto quero jogar com alguem, porque meus amigos dizem que eu sou um profissional. boa tarde.

  4. tudo bem contigo, estou bem gracas a Deus vendo saude, sou um pacato a amante da modalidade, quero jogar com alguem que esteja em condicoes para me enfrentar

  5. tudo bem contigo, estou bem gracas a Deus vendo saude, sou um pacato a amante da modalidade, quero jogar com alguem que esteja em condicoes para me enfrentar.

  6. cara q coco

  7. NÃO ENCONTRO MAIS JOGADORES DE XADREZ. PARECEM QUE SUMIRAM COMO TB SUMIRAM OS INTELECTUAIS. HOJE O MUNDO ESTÁ VAZIO DE ITELECÇÃO. A MENTALIDADE AGORA SÃO AS VULGARIDADES DAS NOVELAS QUE DESTROEM A SOCIEDADE COM SUAS MESQUINHARIAS. MEU NOME É GUILHERME TRINDADE, FUI JOGADOR DO FLAMENGO. MEU IMAIL É cgrtrindade@yahoo.com.br– quando quiser… HOJE JÁ NÃO SOU MAIS O JOGADOR FORTE DE OUTRAS ERAS, MAS DÁ PR JOGAR! — P4D! OU D2D4


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: