dois irmãos

28, março 28UTC 2007 às 1:14 pm | Publicado em literatura | 2 Comentários

24096f4.jpg

Aproveitando que ainda (tomara que sempre) a Amazônia anda em voga, indico uma formidável obra literária. Dois irmãos, de autoria do manauara Milton Hatoun, foi o vencedor do prêmio Jabuti em 2001 e faz parte da economicamente acessível coleção “Companhia de Bolso” da Companhia das Letras.

Os elementos da história: um casarão + a cidade de Manaus + o rio Amazonas, seus afluentes e meandros + uma família árabe + uma índia domesticada + uma narrador à procura de identidade + dois irmãos gêmeos.

Embora irmãos gêmeos com personalidades opostas seja um grande chavão (parece que a novela das oito está aproveitando isto de novo), neste livro este fato está longe de ser lugar-comum. Mostra, ao contrário, a influência direta de Esaú e Jacó (tanto a história bíblica como o livro de Machado de Assis).  Nota-se também como importante influência outra obra machadiama, o Dom Casmurro (de quem o narrador é filho? houve ou não incesto?).

Literatura de ótima qualidade. Dada a dica.

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Boa dica, Leandro. Já li outro livro dele, Cinza do Norte, mas Dois Irmãos tem um enredo e uma narrativa mais envolventes.

  2. […] de uma narrativa complexa, profunda e envolvente: “Sábado”, de Ian McEwan e “Dois Irmãos“, de Milton Hatoun. E destas três características, “O Caçador” só é […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: