semana do trânsito. qual trânsito?

21, setembro 21UTC 2007 às 3:55 pm | Publicado em curitiba | 6 Comentários

Hoje é o Dia da Árvore. Plante uma árvore hoje (e todos os dias) apenas clicando aqui.

Amanhã é o Dia Mundial Sem Carro.

Menos em Curitiba.

A prefeitura desta vez ignorou a data (a logo aí de cima é de São Paulo), preferindo investir na campanha de educação do trânsito, com foco no pedestre e no uso do transporte coletivo.

Tudo bem se não fosse o seguinte:

– Não dar bola nenhuma para o 22 de setembro significa fechar os olhos para a denúncia cada vez mais forte de que o automóvel é uma solução individual (quando muito) para um problema coletivo.

– O foco no pedrestre parece ser o de culpar a vítima, assim como recentemente fez o Tribunal de Justiça ao acusar um atropelado como responsável pelo acidente na cidade de Maringá. Nesta reportagem da RPC sobre a campanha da prefeitura, por exemplo, fica claro o quanto a mensagem ao pedestre é: “cuide do seu lugar e não atrapalhe o trânsito”, quando o Código de Trânsito coloca o pedestre no mais alto grau de importância. Afinal, nós, pedestres, somos o verdadeiro trânsito.

– O incentivo ao transporte público só poderá funcionar quando a qualidade do transporte melhorar. Assim como o metrô em São Paulo já foi bom, o ônibus em Curitiba já foi bom. Qualquer um que tenha que pegar um Expresso ou um Ligeirinho às 6 da manhã ou da tarde sabe o que estou falando. Ônibus lotados e demorados levam à procura de automóveis e motos (hoje muito fáceis de serem adquiridos, parcelados em milhares de vezes) que deixam os ônibus mais demorados e nem por isso menos lotados.

– Nenhuma palavra sobre a bicicleta. Em Curitiba, a bicicleta é vista como lazer apenas. Tanto é que as ciclovias conseguem ligar quase todos os parques, mas apenas uma passa pelo centro, local de destino para a grande maioria dos ciclistas que pedala para se locomover. O meio de transporte mais econômico, mais silencioso, mais saudável, mais ecológico e, em muito casos, até mais rápido, aqui é tratado como brinquedo de criança.

Mas, sem esperar a boa vontade da prefeitura, os ciclistas da cidade estão organizando um abaixo assinado e uma bicicletada para a celebração da data e criação de ciclofaixas. Concentração amanhã às 9h30 no pátio da Reitoria.

Sejamos nós o trânsito vivo que esta cidade precisa.

6 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Massa meu!

    Para além de todos os discursos, só andando de bicicleta mesmo para ver como definitivamente não se é respeitado. Algo no mínimo engraçado, já que como vc disse, no fundo todo mundo é pedestre

  2. Com um prefeito playboy o que poderíamos esperar? Acho que amanhã ele vai à bicicletada de moto.

    Renato

  3. […] dia sem carro Setembro 22, 2007 at 7:29 am | In curitiba | Conforme o post anterior: […]

  4. Ótimas analises!

    Aqui em Londrina nem ciclovia temos… Coincidencia eu ler este post hoje: ontem andei de ligeirinho. Domingo, três da tarde e nem por isso menos lotado.

    Beijos

  5. […] de quando na bicicletada de 22 de setembro, dia mundial sem carro, encontramos o prefeito no Passeio Público e pudemos dar o recado da […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: