menos carro, mais bicicleta?

8, outubro 08UTC 2007 às 11:51 pm | Publicado em curitiba | 11 Comentários

Eu havia prometido a mim mesmo que deixaria de falar sobre bicicletas por um tempo aqui no blogue. Afinal havia sido um assunto bastante discutido no mês passado. Mas depois dos acontecimentos de hoje não tem como.

Assisti pela internet uma reportagem da RPC sobre um projeto de lei do vereador Zé Maria para a criação oficial de ciclofaixas aqui em Curitiba. Pela primeira vez a grande mídia abordava o assunto. Fiquei feliz.

Lembrei de quando na bicicletada de 22 de setembro, dia mundial sem carro, encontramos o prefeito no Passeio Público e pudemos dar o recado da importância das ciclofaixas. E o quanto a própria pintura da 1ª ciclofaixa da cidade havia me deixado feliz.

reto-bicha.jpg

Foto daqui, incluindo pintura da ciclofaixa.

Mais tarde, vi o quanto ainda preciso largar mão de ser burro. Ao acessar o blogue do pedaleiro, do apocalipse motorizado e da lista de discussão da bicicletada, percebi o que realmente estava acontecendo. O nosso querido prefeito havia acabado de vetar o projeto de lei que obrigava a criação de estacionamento de bicicleta em shoppings centers e hipermercados (era custo zero para a prefeitura!). E, além disso, acabara de apagar a ciclofaixa pintada no dia 22!

Coincidência a reportagem ser vinculada justamente no mesmo dia? Falta de caráter do Beto Richa ao prometer dar ouvidos aos interesses do ciclistas? Preferência ao atender os interesses dos shopings em detrimentos aos dos cidadãos (como ocorreu na pracinha do Batel)?

Deixo as perguntas abertas. E convido os ciclistas a prestigiarem o Desafio Intermodal, onde ciclista, motorista, motociclista, usuário de transporte coletivo e pedestre verão quem se desloca melhor na cidade em horário de pico. Começa na Augusto Stresser, 107 às 18h00 e, não por acaso, acaba na Prefeitura por volta das 19h30.

Esta cidade há de ser amigável ao ciclista. Apesar da prefeito do IPPUC.

pira16072007.gif

Genial tira do Laerte.

11 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Uau, o homi fez isso mesmo! Que cara dura!

    Sobre esse negócio, não entendi: que dia que é?

    abração!

  2. Pois olha, to pensando em comprar uma. Descer a Wenceslau até a faculdade de bicicleta seria uma mão na roda, não acha? Economizaria uns 20 minutos de caminhada!

  3. Catatau, obrigado pela dica. Já corrigi: o desafio será amanhã. A partir das 16h re-colocação da faixa.

    Angelo, a bicicleta ali na Wenceslau é muito bom! Cinco minutos para descer e, no máximo, uns 15 para subir. Mesmo para ir até o CRP, vc só pegará ciclovias!

    Há braços em todos!

  4. […] Menos carro, mais bicicleta? – Prefeito não apoia desenvolvimento do uso da bicicleta. […]

  5. O pior é que esse tipo de atitude é tomada sem conhecimento da população e sem justificativa. Totalmente autoritário!
    Não dá para entender porque os políticos insistem em fazer tudo pelo mais difícil.

    Um abraço e boa pedalada🙂

  6. http://acustico.org/cyclophonica.htm

    eles estarão aqui em Londrina neste dia 13! (junto com a Pianoorquestra e os Barbatuques!) Acho que tem tudo a ver contigo… rs

    Beijos

    ps.: nem acredito que trocarei tudo isso por um concurso na capital… ai ai rs

  7. Eles tocaram aqui no meio do ano em um evento do SESC sobre bicicletas, muito bom!

    E o Desafio Intermodal ficou com destaque na capa da Gazeta do Povo de hoje:

    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/impressa/parana/conteudo.phtml?tl=1&id=703387&tit=Grupo-aposta-que-bicicleta-e-mais-rapida-que-carro-na-hora-do-rush

  8. […] segunda-feira (15), participantes da Bicicletada serão recebidos pelo prefeito da cidade, que vetou um projeto prevendo a reserva de vagas para bicicletas em shopping-centers e supermercados, aprovado por […]

  9. […] desafio intermodal e mídia Outubro 11, 2007 at 4:49 pm | In curitiba | Conforme predito em um post anterior, ontem ocorreu o Desafio Intermodal e a re-pintura da primeira ciclofaixa de […]

  10. […] X dvorak 14, Abril 14e 2008 at 9:57 pm | In sem categoria melhor | Depois que comecei a me locomover utilizando a bicicleta ficou muito claro que existem soluções individuais para problemas coletivos que pareciam […]

  11. […] menos carro, mais bicicleta? […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: