troféu meandros:: os melhores de 2007

19, dezembro 19UTC 2007 às 4:15 pm | Publicado em sem categoria melhor | 7 Comentários

Chegou a hora da premiação do já tradicional “Troféu Meandros”, edição 2007!

(Para conferir os ganhadores do ano passado, clique aqui).

Concedo assim minha singela homenagem a algumas das obras e manifestações culturais que de algum modo me afetaram neste ano que se finda. Devo lembrar que os critérios são altamente subjetivos e nem mesmo o autor tem total acesso a eles. Por isto não se sinta injustiçado caso a sua produção não esteja contemplada neste espaço. O “Troféu Imprensa” já fez coisas muito piores.

trofeu-2007.jpg

Categoria Melhor Filme

pro-dia-nascer-feliz02.jpg

1. Pro Dia Nascer Feliz

Pouquíssimos viram este belo documentário (que não é, diga-se de passagem, sobre a vida do Cazuza). O diretor João Jardim (o mesmo que filmou o também excelente “Janelas da Alma”) retratou de uma forma extremamente autêntica e única a educação brasileira ao colher depoimentos e situações cotidianas de alguns jovens do ensino médio espalhados pelo país. (Quem me der o DVD como presente de Natal vai me deixar muito feliz!)

2. 300

Um das poucas boas adaptações dos quadrinhos que não li o original. Aliás, não li o original pois gostei tanto do filme que ficaria decepcionado em saber que a adaptação não tinha sido boa.

3. Belarmino e Gabriela

Nada mais autêntico do que este documentário do Geraldo Pioli sobre a vida e obra dos compositores caipiras mais queridos e famosos do Paraná. Mostra o quanto o legado da dupla é muito maior do que “As Mocinhas da Cidade”. O Filme é emocionante e divertidíssimo, assim como o nhô Berlarmino e a nhá Gabriela.

Categoria Melhor História em Quadrinhos

loan.jpg

1. Lobo Solitário

Embora tenha ganho na mesma categoria no ano passado, merece ganhar novamente. Afinal, em 2007 foi publicado o término da saga do ronin e seu filho em busca de vingança pelo Japão feudal. E que término, que final! Vale muito apena atravessar os 28 volumes do mangá para chegar à sua conclusão.

2. Radicci

Li muitas, muitas tirinhas este ano. Humor rápido, inteligente e certeiro. Perfeito, por exemplo, para a leitura no banheiro. Destaco entre os bons livros de bolso com tiras o do gaúcho Iotti em que ele apresenta um colono italiano no interior do Rio Grande do Sul. Impossível não soltar algumas gargalhadas em cima do vaso…

3. Mas ele diz que me ama

Um relato verídico em quadrinhos de uma esposa sofrendo violência por parte do novo marido. Desenhado “em tempo real”, na medida em que a autora ia vivendo as situações. Absolutamente envolvente.

Categoria Melhor Livro

apocalipse.jpg

1. Apocalipse Motorizado

No início do ano eu escrevia aqui que o bom livro não era o que prendia o leitor até a última página, mas sim aquele que o libertava. Poucos livros no passado recente ilustram tão bem este efeito em mim. Depois das suas linhas nunca mais consegui dirigir um carro do mesma maneira. E ganhei a cidade, com todas as suas cores, cheiros, sons e temperaturas, que só podem ser sentidos a pé ou de bicicleta.

2. Dois Irmãos

O Milton Hatoun proporcionou uma literatura de verdade, que faz pensar e sentir. Conforme já comentei anteriormente.

3. Musashi

Talvez não seja o melhor da literatura erudita. Mas empolgado pelo clima do Lobo Solitário, comecei a ler este “pequeno” romance sobre a vida do maior samurai de todos os tempos. A leitura é deliciosa em muitos trechos, mas às vezes a história se arrasta durante suas quase duas mil páginas. Nada contra os livros grossos (“O Senhor dos Anéis” valeu muito a pena), mas terminar este aqui exigiu paciência zen e mesmo assim foi uma batalha. Ano que vem aposto que vou me dedicar muito mais aos contos.

Melhor CD

730967_cd_l_f.jpg

1. Rhythms del Mundo: Cuba

Os velhinhos do Buena Vista Social Club mandaram muito bem ao criarem arranjos novos para clássicos do pop/rock atual como U2, Jack Johnson, Coldplay… Melhoraram o que era bom e até salvaram algumas músicas ruinzinhas.

2. Daqui pro futuro

O Pato Fu está conseguindo produzir um bom disco por no, no quintal de casa. Sem as frescuras das grandes gravadoras. E com download legal pela internet.

3. Satolep Sambatown

Misture a lírica de um poeta gaúcho com o ritmo de um percussionista carioca. Taí o resultado do trabalho de Vítor Ramil e Marcos Suzano.

Melhor Show

chicojpg.jpg

1. Chico César

Este ano perdi oportunidades de ver muitos shows que prometiam. No entanto, finalmente pude conferir ao vivo um músico que ouço desde o primeiro CD. O paraibano baixinho encheu e transbordou o palco contando apenas consigo e com seu violão.

2. Vítor Ramil + Marcos Suzano

A experiência de ouvir o CD intensificada: era o primeiro show da dupla com as canções novas (e as velhas).

3. Viola Quebrada

Um show no teatro Paiol com músicas do Belarmino e Gabriela, na esteira do filme. Os arranjos sofisticados do grupo sobre a melodia e a letra forte das músicas trouxeram a tona o orgulho das raízes locais.

Melhor Blogue

catatau.jpg

1. Catatau!

Outro que merece ser premiado novamente. Análises profundas e bem fundamentadas, difíceis de encontrar neste meio da internet. Se ele se proclama como um “blog-idéia”, eu diria que é um “blog-boa-idéia”.

2. Bennet-o-matic

Ele apavora! Atualizações (praticamente) diárias com ácidas e hilariantes tiras, charges e textos de um dos maiores cartunistas em atividade no país. Leia rápido, antes que ele evapore.

3. Jarosinki do Brasil

Um jornalista brasileiro polaco escrevendo direto da Cracóvia. Costumes locais, receitas de pierogi, influências na cultura brasileira e curitibana.

Parabéns a todos os vencedores!

7 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Muito bom o seu prêmio! Somente aqui descobri que o Ludista escreveu um livro chamado Apocalipse Motorizado. Vou ver se encontro para comprar. Por outro lado, alguns meses atrás escrevi para o Andy Singer e ele me vendeu o livro Cartoon mais um cd com todos os cartoons dele. No site ele informa que só vende para os Eua, mas no meu caso abriu uma exceção. Vale a pena.
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa e pelas ótimas sugestões.

    Renato

  2. Uau, obrigado pela indicação!! Especialmente vinda desses meandros.

    O ‘blog-idéia’ é uma imitação do que o Leminski chama o Catatau dele: um ‘romance-idéia’

    abração!

  3. Parabéns aos indicados!

    Adorei o “Mas ele diz que me ama”! Obrigada por me levar a conhecer o site!

    Um abraço

  4. […] que os critérios do prêmio (confira os vencedores de 2006 e 2007) praticamente não existem, as escolhas  são  uma decisão pessoal já que o blogue é meu e, […]

  5. […]  prêmio artístico/cultural deste blogue. Para quem não acompanhou as edições anteriores (06, 07 e 08), trata-se das minhas melhores obras que que tomei contato este ano. Critérios altamente […]

  6. […] de pelo menos publicar o já tradicional Troféu Meandros edição 2010. (Outras edições: 2006, 2007, 2008 e […]

  7. […] 2007 […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: