breves impressões do Paraguai

14, julho 14UTC 2008 às 5:40 pm | Publicado em sem categoria melhor | 5 Comentários

Ouvi de alguns paraguaios em sua própria terra que seu país estaria 100 anos (ou 50) atrasado em relação ao Brasil, tentando mensurar o nível de seu desenvolvimento e citando supostos especialistas. A placa do Banestado no ponto de táxi da praça Uruguaia em pleno centro de Assunção está seguramente, ao menos, 10 anos atrasada.

Em que pese (ainda muito forte) o estrago feito pela guerra de mais de um século, dá para sentir uma tentativa de fortificação da identidade do país ao ver bandeiras por toda parte, a renovação da esperança com o novo presidente e muitos prédios históricos restaurados ou em processo de restauração.

Não sei se é uma questão de atraso. O contrário: o Paraguai é um país que poderia ter sido, mas não foi. Não foi andando mais devagar e ficou pra trás; passaram a rasteira. Uma espécie de futuro alternativo que mostra a realidade destruída. Lástima.

(Dica: as melhores informações sobre este país e sua relação com o Brasil estão na sopa brasiguaia!)

Anúncios

5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Welcome back!

    Na última semana, o Brasil balançou, com a lei de Azeredo, e as prisões de Daniel Dantas. Será que as notícias estagnarão?

    Muito interessante o post! Que venham outros sobre esse país tão interessante quanto desconhecido!

    abraços,

  2. […] Farroupilha ou mesmo da Guerra de Canudos. Enquanto vitórias poderosas como a Guerra do Paraguai geralmente nos são motivo de […]

  3. That insight solves the prbmelo. Thanks!

  4. Gestisco su yahoogroups le mie due newsletter su Fiorentina e musica live da diversi anni e mi trovo molto bene … volevo segnalarti che c’è la possibilità di inviare a yahoogroups il tuo vecchio indirizzario e-mail con tutti gli indirizzi .. loro verificano che tu non sia uno spammer e poi ti inseriscono tutti gli indiizzi dopo qualche giorno .. almeno quando ho passato le mie newsletter su yahoogroups qualche anno fa era così!

  5. MILLES MERCI je l'ai tésté aujourd'hui comme vous dites ils fondent dans la bouche, j'ai juste rajouter un tout petit carré de choicolat blanc nestlé au centre de la boule avant cuisson, voilà je vous souhaite une très bonne continuation et une longue vie à votre blog, salut


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: