começaram as eleições municipais

5, outubro 05UTC 2008 às 9:01 pm | Publicado em curitiba | 3 Comentários

Cartum do Andy Singer

As eleições municipais deste ano já haviam terminado há tempos. Mas as eleições municipais de 2012 acabaram de começar.

O que será Curitiba daqui a 4 anos? Ou, em um exercício de imaginação mais largo, daqui a 20 anos?

A prioridade dada ao transporte individual motorizado, aos interesses dos grandes empresários e à maquiagem da realidade continuará e tornará a cidade pior. Daqui a 4, 8 ou 20 anos a discussão nas eleições continuará pautada no trânsito.  E a bicicleta e modais sustentáveis, o interesse da maioria da população e a transformação verdadeira da realidade continuarão a serem colocados de lado.

A bicicletada tem sido um movimento vigoroso e intenso na crítica da realidade da cidade que (proporcionalmente) tem mais carros no país. Mas está perdendo. E continuará perdendo.

Afinal, a forte indústria automobilística e seu poderoso marketing (atrelado às facilidades de crédito) é intensamente mais poderosa que algumas centenas de pobres ciclistas que pedalam reinvindicando o óbvio nos últimos sábados do mês.

Curitiba continuará deixando o planejamento a médio e longo-prazo de lado em troca de pseudo-soluções urbanísticas como cortar praças ao meio e transformar ruas tranqüilas em perigosos binários.

Perdemos. E continuaremos perdendo.

Mas não quero escrever isto com um tom pessimista e muito menos alarmista. Pergunto, ao contrário, qual é o problema em estar perdendo?

Os holandeses do Provo, que começaram toda essa história de bicicleta pelo planeta, se orgulhavam da idéia de que perderiam a batalha. E se divertiam com isso.

Celebramos em boa parte das datas cívicas de nosso país as heróicas batalhas perdidas da Inconfidência Mineira, Revolução Farroupilha ou mesmo da Guerra de Canudos. Enquanto vitórias poderosas como a Guerra do Paraguai geralmente nos são motivo de vergonha.

Tais derrotas parecem trazer na cultura e consciência popular mais prestígio do que vitórias formais e arranjadas. Qual é o problema em continuar perdendo?

Mesmo que o atual cristianismo de resultados pregue a necessidade de ser “mais que vencedor” (ou “prosperidade financeira” e que se ferre o seu próximo), mesmo que se declare o fim da História e o quanto mais nada há de ser feito, mesmo que a esquerda se mantenha calada enquanto o capitalismo se destrói por dentro… não vejo problema em perder com a consciência tranqüila. É preferivel a sincera derrota do que a vitória indo com todos para o mesmo buraco (em outras palavras, votar no líder das pesquisas “para não perder o voto”).

Se as eleições deste ano nos apontam para um futuro questionável, porque não sonhar com um resultado diferente para o futuro, mesmo que este esteja sempre depois da próxima curva?

Afinal, como dizia o poeta sobre as utopias,

Se as coisas são inatingíveis… ora!

Não é motivo para não querê-las…

Que tristes os caminhos se não fora

A mágica presença das estrelas!

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Triste sina a nossa. Aqui em São José ganhou um que pretende mudanças. Que piada, como se eles quisessem alguma mudança. Isto me lembra um poema que ouvia na sala de aula do Cefet, pela boca do Tadeu: mudança/ dança muda/ ou muda/ ou danças.

    A gente dança, claro. Por falar nisto, como pode o TRE ou o TSE permitir que em todas as eleições o lixo que estes caras despejam nas ruas? Tem alguma explicação lógica para isto? Mais do que mostrar quem são os candidatos (porcos), mostra o desperdício que fazem das verbas. Agora imagine quando eles estiverem nos representando.

  2. Não concordo: nós estamos vencendo!! Grande abraço.

  3. […] da passagem de ônibus. Uma manobra tipicamente eleitoreira, ganhou as eleições que seguiram. Agora foi re-eleito. A primeira medida do re-prefeito foi aumentar  a passagem de […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: