Bruno Aleixo: este post que vos deixo

27, fevereiro 27UTC 2009 às 5:52 pm | Publicado em sem categoria melhor | Deixe um comentário

Sempre gostei muito de humor regional, aquela velha história que o Tolstói já contava sobre ser universal pintando a própria aldeia. E humor regional não é sinônimo de humorista cearense, como (não) pensa a televisão. Vivendo no sul do Brasil, dou muita risada com os personagens das várias etnias de imigrantes, vide o alemão Willmutt, o italiano Radicci e o polaco Isidório Duppa.

Não raro o sotaque e as expressões utilizadas incorporam-se nas brincadeiras cotidianas com os familiares, amigos e amores; muito melhor que os bordões da Zorra Total, que só pegam por insistência. Mas as novas piadas não são de nenhum personagem imigrante (embora ele desejasse ser um quando miúdo), mas de alguém que continua em seu país: o grande Bruno Aleixo, de Portugal.

Bruno Aleixo é um cachorro/urso/ework  que gravou uma série de conselhos que o deixou famoso na internet, fugiu para o Brasil e retornou para Portugal para gravar um talk show com seu amigo, um busto de Napoleão, chamado Busto.

Trata-se de um humor non-sense e altamente cínico, crítico e corrosivo. Algo no estilo Monty Python, mas mal humorado e sem a hora do chá. Contudo é, sobretudo, muito engraçado. E boa parte da graça está no sotaque do personagem que, no entanto, torna difícil a compreensão nos primeiros momentos para os brasileiros. E, parece, que o sotaque é parte da graça inclusive para os próprios portugueses, já que é um acento regional mais carregado do norte do país.

Atualmente é exibido no canal de televisão fechado de Portugal SIC Radical (que disponibiliza os episódios pela internet) e em pequenas séries na internet como Bruno Aleixo na Escola e Bruno Aleixo no Hospital.  A criação, produção e montagem toda é de responsabilidade de três pessoas, em três cidades diferentes portuguesas, trabalhando pela internet. É o gana: guionistas e argumentistas não alinhados.

Um roteiro completo para a compreensão e diversão com o Bruno Aleixo está aqui no blog do Carlos Alexandre Monteiro, onde ele escreve de tudo, menos sobre Lost (já que tem outro blog só para isso).

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: