o mês das bicicletas

2, setembro 02UTC 2009 às 11:03 pm | Publicado em bicicleta, curitiba | 3 Comentários

Não é só o veranico -depois de semanas frias e chuvosas- que tem deixado Curitiba melhor por esses dias. A presença simples, elegante e sincera da bicicleta também. Setembro  já é – e não só por convenção – o mês das bicicletas na capital paranaense.

JOGO 042

Mais que bicicletas, foi o encontro de pessoas.

Na beirada final do mês de Agosto, já fomos agraciados com a visita de 80 cicloativistas de São Paulo que participaram do encontro das Bicicletadas. Curitiba viu a a maior bicicletada de todos os tempos (até agora), ao menos numericamente. Há quem diga que foram 250, 300 ou até 400 ciclistas transitando em um lindo sábado ensolarado.

graciosaOs meandros da Estrada da Graciosa

Não bastasse isso, o Bonde de Sampa promoveu também cicloturismo para descer a Graciosa no dia seguinte. Alguns intrusos curitibocas participaram… e não se arrependeram. E Setembro nem havia começado ainda.

E para abri-lo oficialmente, o primeiro dia foi destinado ao 3.o Desafio Intermodal. Se nas edições anteriores a bicicleta foi a grande vencedora nos muitos quesitos, velocidade incluída, desta vez não foi diferente. Mesmo com o trajeto modificado em relação às edições anteriores. Está ficando até chato. A novidade ficou por conta da participação de figuras políticas dentro do desafio, apoio maior da mídia e da inclusão de um cadeirante – mostrando o quanto é difícil o deslocamento nas tortuosas calçadas curitibanas.  Para o próximo desafio quem sabe acrescentar novos modais seja uma ideia. Como fizeram os gaúchos ao colocar o cavalo percorrendo as ruas de Porto Alegre

1b2Identidade visual do 09/09

E assim o mês promete. Há inúmeras atividades para todos os gostos -e bicicletas- espalhadas por setembro. [Confira a programação no blog da artebicicltamobilidade.] E o ápice há de ser o 22/09, dia mundial sem carro. Até a prefeitura, resistência constantes às demandas  da mobilidade ciclística, criou uma conta no twitter para divulgar a data. Até agora é só marketing, mas há a promessa de algumas decisões concretas como a de fechar parte da Mal. Deodoro. Veremos.

Desempoeire a bicicleta do fundo da garagem e pedale. Para não ver o lindo mês de setembro passando feliz da vida pela janela do seu carro.

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Espero ainda ver em Manaus uma imagem destas…

    Por enquanto, andar de bike está mais para suicidio…

    Eu ainda vou a apé…

    Um grande abraço

  2. Meu caro, depois de ver a hostilidade de uma platéia de alunos de psicologia contra um pobre ciclista que ousou dizer que um mundo sem a dependência do “carro rei” é possível e ouvir um nobre colega psicólogo questionar se haveria uma “personalidade do ciclista”, fico com medo que criem métodos de avaliação do perfil psicológico do ciclista e instituam um código no DSM IV para tal “disturbio”. Então tomem cuidado ciclistas e pedestres, pois se a indústria automobilística tomar consciência de vossa ousadia, podem criar (além dos já existentes lobbyes publicitários e políticos) um lobby psiquiátrico para impedir a “perigosa” circulação desses seres pelas ruas.

    • Poizé, Neuzi. Some-se ao lobby da indústria farmacêutica para um povo marcado e povo feliz dentro das bolhas.

      Abraço!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: