meus pastores da televisão

25, janeiro 25UTC 2010 às 12:48 am | Publicado em sem categoria melhor | 16 Comentários
Tags: , , , , ,

Não tive televisão a cabo.  Não tenho. E não terei, pelo menos em um futuro próximo. Trabalho principalmente pela manhã e à noite. Isto faz com que as poucas vezes que vejo televisão seja na parte da tarde. Ah, a excelente programação vespertina da tv aberta…

Gosto de acompanhar a pregação dos pastores televisivos. É sério, sempre gostei. Meu objetivo não é receber uma “mensagem de fé e esperança”, tampouco crescer espiritualmente. O que me interessa é o discurso, meu prazer está em analisá-lo. A postura, o tom de voz, o conteúdo da oratória. É bastante curioso acompanhar o estilo de cada pastor, assim como as estratégias (muitas vezes uma adaptação do púlpito) para captar o telespectador. Minha comunicação em público deve muito a estes pastores.

Mas qual dos pastores eletrônicos é o melhor no que faz? Sem entrar no mérito teológico/religioso da questão (por favor, ninguém aqui se ofenda, a internet já está cheia de fórum de disucussão evangélico nos comentários dos blogues por aí), elaborei algumas cartas de Super Trunfo com as figurinhas mais carimbadas. Vamos lá.

.

Silas Malafaia

.

Fala forte e alto. Demonstra autoridade. Faz piada, quando usa principalmente seu sotaque carioquês. Gosta de polêmica e frequentemente está se defendendo ou sutilmente atacando algum detrator. Seus programas são basicamente  pregações filmadas em cultos ou congressos e venda de produtos de sua editora. Costuma desenvolver um tema (geralmente algo cotidiano com cara de auto-ajuda) por vários programas, com um desenvolvimento bastante coerente. Gostava mais quando usava bigode.

.

Valdomiro Santiago


.

Embora seu aparecimento na televisão seja recente, já acumula mais horários do que qualquer outro apresentador. É xucro e faz questão de aparecer assim. De chapéu de sertanejo, suando às pencas, passa mais tempo falando (errado e com sotaque) de sua xucreza do que da Bíblia, numa busca de identificação bem sucedida com o espectador mais simples. É ex-pastor da Igreja Universal (hoje tem a sua própria) e consegue ter uma aprofudamento teológico ainda pior. Quem assiste pela primeira vez acha que está bêbado.

.

Eliseo Soriano

.

É o mais recente. O pastor veio fugido das Filipinas. Vigiado pela Interpol (acusado de estupro e falsificação de documentos), tem no Brasil um exílio tranquilo devido à ausência de um acordo de extradição com seu país. Falando um inglês com sotaque filipino com tradução simultânea, passa a maior parte do tempo criticando as igrejas evangélicas e mostrando interpretação pouco usuais da bíblia. Afirma ser profundo conhecedor desta e, de fato, dá mostras de ter memorizado um grande número de textos que monta conforme gostaria. Vale pelo exotismo.

.

Edir Macedo

.

Embora seja o mais famoso, tem aparecido pouco na televisão. É visto apenas no “Santo Culto em seu Lar” e em seu blogue. Mas todos os outros pastores da IURD falam em seu lugar, sempre copiando seus trejeitos.  Destaca-se a segmentação nos pequenos programas que vão ao ar: para arranjar um bom amor, para livrar-se dos encostos e/ou para prosperar na vida financeira.  Mas não há nada que supere ouvir o fundador da Igreja, seu tom ao mesmo tempo agressivo, ressentido e amigável é impossível de copiar. Não troque por imitações.

.

R. R. Soares

.

Meu Super Trunfo é outro que se desligou da Igreja Universal e foi bem sucedido. Suas ligações com Edir Macedo na verdade são ainda maiores, pois é seu cunhado. O rompimento dos dois, na verdade, foi devido à estilos diferentes de pregação. R. R. não demonstra nenhuma agressividade, apenas uma bondosa simpatia quase ingênua. Sua fala é mesmerizante: calma, pausada, extremamente didática. Isto permite o foco de atenção durante todo o culto televisionado, que é entremeado por cânticos de melodias simples e contagiantes (quantas vezes não me peguei cantando “Estou seguindo / a Jesus Cristo” por aí…), pedidos de patrocínio e breves testemunhos. Nunca subestime alguém de fala mansa.

.

Claro, ficaram muitos outros pastores de fora. Mas quem quiser acompanhar todos deve comprar o baralho inteiro, em breve nas melhores casas do ramo.

.

A tempo, antes que me perguntem sobre as regras do jogo, no quesito titulação Apóstolo ganha de Bispo, que ganha de Pastor, que ganha de Missionário, que ganha de Irmão.

16 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Adorei. Também sou um descrente espectador de televangelismo e concordo com a divisão das forças nas cartas. Como sugestão para versões futuras, sugiro que coloque em cada carta um dom “especial”, apenas ilustrativo, dos pastores. P. ex, o Edir Macedo tem a teologia da prosperidade (ou multiplicação dos pães); o Silas é da Assembléia, então deve possuir o dom de falar em línguas (glossolalia); o R.R. Soares não toma remédios, tem o corpo inviolável no espirito santo (e se parece demais com o reverendo dOs Simpsons).

    É isso, abraço.

    • O dom especial vou deixar para a versão videogame (estilo Street Fighter), já que os pastores não podem ter magia.

  2. Muito bom!
    O meu favorito é o Valdomiro Santiago, o Jair Rodrigues dos evangélicos, hehe!

  3. Cara, você se superou! Espero logo, ver todo o baralho…

    Renato

  4. muito bom, dois desses pastores eu nunca vi, mas tenho certeza que um dia acabarei por ver. O programa que sempre vejo alguns trechos depois da minha aula é o fala que eu te escuto, outro dia estavam discutindo A Fazenda, foi histórico.

  5. Faltou o pastor J.Candido deo Hermes e Renato!

    • esse video eh melhor:

      • Quero ver, agora o H&R foram contratados pela Record. Acho que este quadro acabou…

  6. Rapaz não sei o que me impressiona mais. A capacidade do ser humano de extrair coisas úteis dos lugares mais absurdos ou a bizarrice da TV.

    • Não entendi a parte das “coisas úteis”, heheheh

  7. Achei a divulgação baixa e de nenhuma cultura.Você pegou pesado em referencia a crença e a fé das pessoas.Deveria haver mais respeito de sua parte no qual vemos apenas a sobra de sua arrogância por tras da massa que e a internet.

  8. A um só juiz que jugara a todos quer sejam bons ou maus procuro fazer a minha parte sem olhar para esquerda nem para direita se eu for caçar defeitos vou achar em todas e no homem tambem quem entrar vai entrar por misericórdia não por merecimento vejo coisas erradas mas oro a Deus ao inves de ficar apontando com o dedo procurem fazer somente o que jesus pediu amem ao próximo como a si mesmo façam o bem quanto aos que estão errando deixe que Deus os julgue.

  9. So digo uma coisa. O certo a se fazer é pesquisar antes de postar coisas erradas. O Eli Soriano nao é procurado pela Interpol. Basta entrar no site e da propria Interpol e procurar o nome dele la, e verao que ele nao esta na lista. Se mentiu nessa afirmação, sobre o que mais terá mentido?

  10. Está enganado!! O irmao Eli Soriano nao é procurado pela interpol.. Infprmacao errada.. E outra nao existe mais pastores!!! Apostolos em nosso tempo….
    Se quiser saber a verdade da Bíblia. Entre no site http://www.ocaminhoantigo.tv


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: