Mitos e Verdades sobre a criação de gêmeos

14, julho 14UTC 2010 às 6:12 pm | Publicado em educação | 16 Comentários
Tags:

Do alto dos meus cinco meses de experiência como pai amoroso e dedicado de duas lindas menininhas, já me atrevo a comentar sobre as frases comumente ditas a respeito da educação de gêmeos pequenos.  Em que pese a experiência ser pessoal e não necessariamente generalizável para outros casos, seguem minhas considerações.

.

1. Gêmeos dão trabalho em dobro.

MITO

Sim, gêmeos dão bem mais trabalho que um bebê só. Mas não chega a ser o dobro. Ou até chega ultrapassar o dobro. Mas exatamente o dobro de trabalho, os gêmeos não dão. Explico. Para levar ao pediatra, por exemplo, o dobro de trabalho seria agendar uma consulta, levar a criança, consultar a criança, trazer a criança para casa, agendar outra consulta, levar a outra criança, consultar a outra criança e trazer a outra criança para casa. Portanto, agendar duas consultas (uma junto da outra), levar as crianças juntas, consultá-las na sequencia e trazê-las juntas para casa dá menos que o dobro do trabalho. Talvez uns 130%. Por outro lado atender dois bebês chorando fortmente ao mesmo tempo dá bem mais trabalho do que acalmar um bebê chorando e depois acalmar o outro bebê chorando. Uns 260%. Mas 200% de trabalho é bem difícil de acontecer.

.

2. Você vai precisar de ajuda.

VERDADE

Talvez esta seja a maior verdade sobre gêmeos. Uma mãe sozinha ou mesmo apenas o casal dificilmente passarão pela experiência de cuidar de uma duplinha (ou trio, quarteto…) sem danos físicos ou psíquicos. Felizmente estamos podendo contar com avós, cunhadas, primos e outros amigos e familiares nesta desgastante empreeitada. E, se você leitor, quiser nos ajudar, será bem-vindo!

.

3. É possível amamentar dois bebês ao mesmo tempo

MITO

Embora amamentar no seio seja a única tarefa completamente exclusiva da mãe (nas outras o pai não tem desculpa, não só pode como deve fazê-las), me arrisco a dar pitaco neste item também. Amamentar é muito mais que dar o leite para o bebê. É conversar com ele, olhar nos olhos, transmitir carinho, transmitir amor e blá blá. Como fazer isso segurando dois? Não dá. Dá para dar leite para dois ao mesmo tempo, mas não Amamentar. Só de vez em quando, para tirar alguma foto.

.

4. Quando um gêmeo chora, o outro chora também.

MITO

As minhas, pelo menos até agora, só fazem isto quando o choro é muito, muito intenso. É comum até que uma chore e a outra ria no mesmo ambiente. Talvez o choro simultâneo seja coisa de gêmeo monozigótico (coisa que as minhas não são), que faz com que sintam o que o outro está sentindo e tal. Não sei. Sei que a empatia fraternal ainda precisa ser melhor desenvolvida aqui em casa.

.

5. Os gêmeos dão muito mais alegria.

VERDADE

E mais que o dobro! E mais que tudo! Duas crianças sorrindo juntas  iluminam o quarto, a casa, a cidade, o mundo inteiro!

.

Vou até ali enxugar a baba e já volto.

16 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Minha curiosidade é o soninho da dupla, acho que é mito que sempre durmam e acordem ao mesmo tempo, e o medo de que uma acorde a outra…
    tenho filhos e sei o que é um bebê qdo é acordado antes da hora… Não seria mito dizer que velar o sono dos bebês é mais que o dobro, né?

  2. De fato, ter gêmeos é uma aventura rs

    Só um adendo. De fato, não acho viável amamentar os gêmeos simultaneamente e bem. Porém, pela sua frase, pareceu que não é possível amamentar gêmeos, e isso não é verdade, né😉 Um de cada vez é diferente.

    Anexo aqui o relato de amamentação de uma amiga (e ídola minha rs):
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=52101&tid=5329699826133040275&kw=gemeas+julia&na=1&nst=1

  3. Legal ver participação de leitoras que não costumam comentar por aqui!

    Gilmara, sobre o sono, não podemos reclamar. Desde o segundo mês as meninas tendem a dormir lá pelas 22h e acordar lá pelas 6h, precisando só de uma mamada no meio da madrugada. Durante o dia cada uma segue seu ritmo, é difícil que as duas durmam ao mesmo tempo. Quando isso acontece é até estranho, não sabemos o que fazer com o tempo livre, heheheh

    Ártemis, perdão se não fui claro suficiente. Amamentar um gêmeo de cada vez não só é possível, como é o mais adequado. Infelizmente não conseguimos amamentar as duas exclusivamente no peito: elas mamam no peito e depois tomam o que os pediatras chamam de “complemento”, que é o leite de vaca industrializado. Até tentamos a amamentação exclusiva, mas elas já estavam acostumadas desde o hospital (foram “complementando” sem perguntar) e começaram a perder peso, por isso precisamos voltar ao esquema incial. Para amamentar exclusivamente há dois fatores importantes: a estimulação da mamãe nos primeiros 50 dias e fatores genéticos que facilitem a produção de leite. Realmente o relato da sua amiga é de tirar o chapéu!

  4. Você vai precisar ajudar

    Na verdade, nosso habitat natural é o ambiente comunitário. Nós temos que ter ajuda para qualquer coisa. Os gêmeos devem nos lembrar disso com mais intensidade.

    Comer, trabalhar, se divertir, cuidar da casa, se transportar… essas e muitas outras atividades do dia a dia eram feitas coletivamente com muito mais frequência poucos anos atrás.

    Obrigado às nossas crianças que mal chegaram e já nos lembram de coisas tão importantes como o convívio e a solidariedade.

  5. Não sei onde ouvi isso, pode até ser de você, não lembro, mas é o seguinte: “Nos preocupamos em deixar um mundo melhor para nossos filhos, mas será que nos preocupamos em deixar filhos melhores para o mundo?” Com certeza todo o seu amor que passa para as meninas e o modo de vida que leva, só pode contribuir para que sejam grandes pessoas. Essas crianças nos fazem crescer enquanto seres humanos.

  6. ah, eu sou a amiga! Discordo plenamente sobre não ser possível amamentar os dois ao mesmo tempo! Sempre amamentei as duas juntas, muito mais frequentemente do que separadas, e elas hoje até reclamam quando a outra não está. Chega uma idade em que ficam pegando uma na mãozinha da outra, ou tentando mexer no peito que tá na boca da outra, é lindo e irritante, respectivamente, hahaha! Quando acordam juntas à noite, não há opção. E depois que começam a ter alguma autonomia, sempre pedem para mamar quando vêem a outra mamando. Agora já estão grandinhas, 21 meses, temos horários mais ou menos estabelecidos durante o dia e elas já vão se aboletando no “fafá” (sofá), sentam e deixam um espacinho no meio para mim, e também colocam a minha almofada no lugar, hahaha!

    • É não é fácil derrubar um mito quandno ele é uma verdade. heheh Mais uma vez parabéns mesmo, Julia! Não é uma tarefa fácil amamentar e conheço muitas mães com uma criança só que no primeiro desconforto passam para a mamadeira…

  7. Concordo que seja possível amamentar duas ao mesmo tempo, e também concordo que não e viável. Depende da condição de cada mãe/família. Tenho duas meninas e não conseguia amamentar as duas juntas. Quanto ao sono, as minhas estão com 9 meses e têm o mesmo horário de dormir, no início tinham uma pequena diferença, justamente pelo horário da mamada, mas agora (infelizmente não amamento mais) elas dormem no mesmo horário de manhã, de tarde e a noite. Raríssimas as vezes uma esta acordada e a outra dormindo.

  8. ola eu vou ter gemeos e tds falam q dao muito trabalho
    elles sao meus primeiros filhos
    mais as suas respostas me ajudaram muito obg ass danyella

  9. tenho gemeas mais a csa traz uma felicidade em dobro.

  10. Realmente nao da pra amamenta los de umma vez,eu tenho gemeos monozicoticos,mas quando um chora,o outro esta dormindo,ou fica so olhando.amu muito eles!

  11. Eu tenho gemeas e tb amamento as duas ao mesmo tempo! Elas tb ficam pegando a maozinha uma da outra! É lindo! Alimentos as somente no peito! Leite materno exclusivo e sempre juntas! Abracos e Deus abencoe

    • Como vc fazia para amamentá-las juntas? Conseguia sem ajuda?

      Eu tenho gêmeas de quase 3 meses. Amamento simultaneamente, mas tenho ajuda sempre. Em pouco tempo ficarei sozinha e estou com medo de não conseguir colocá-las na almofada…
      Vcs podem me dar uma luz? rsrs
      Beijo!
      Luciana

  12. Eu tenho gêmeas e amamento uma de cada vez ate porque a outra não gosta muito de peito .eu já tentei amamentar as duas e não consegui ,sera que e pq elas tem um mês ….depois que elas ficarem mais durinhas sera mais fácil ?

  13. Discordo plenamente!
    Quanto tempo tem que você escreveu esse artigo sobre gêmeos?
    Também sou mãe de gêmeos tenho dois meninos sem contar meu primeiro filho de 9 anos.
    Toda criança da trabalho, imagina gêmeos. Eles nunca passam mal juntos, dai é uma consulta depois outra.

  14. Me recuso acreditar que suas gêmeas não dão trabalho dobro. Faço questão de acompanhar para saber mais.


Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

